Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

Música e Artes

O Ministério de Música e Artes é a reunião das expressões artísticas que temos dentro da RCC: música, dança, teatro, artes plásticas e etc. Este ministério fornece subsídios e formação para aqueles que estão trabalhando com a música, com o teatro, e outras expressões dentro dos grupos de oração e/ou outras atividades da Renovação Carismática Católica.

A PAZ DE JESUS, MEUS IRMÃOS!

Como temos feito desde o ano de 2013, quando se iniciou a moção Aos Moldes de Maria, faremos da mesma forma, vamos seguir obedientes a Deus que nos inspirou: Olhem para Maria. Essa é a ordem de Deus para o Ministério de Música e Artes nesse tempo, olhar para Maria em tudo que fizermos. Nossa Mãe tem nos acompanhado nesses anos, e tantos tem sido os frutos desse tempo de obediência a Nossa Senhora, temos sempre ouvido Maria nos apontar seu filho e nos dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” (Jo 2,5) E pra esse ano de 2016, onde a RCC em comunhão com a Igreja vai mergulhar na misericórdia de Deus, pra onde seguiremos olhando? Sim, pra Nossa Senhora, Nossa Mãe!

Salve Rainha, Mãe da Misericórdia. Ah tanto tempo a Igreja já nos ensinou a chamá-la assim, Mãe da Misericórdia, e é na Igreja que buscaremos base para aprofundarmos nessa moção deste ano.

Recentemente, no tempo do advento, Raniero Cantalamessa fez uma pregação para a Casa Pontifícia, e dessa pregação, tiraremos o fundamento para o direcionamento para o nosso próximo ano. Maria é mãe de misericórdia em um duplo sentido. Foi a porta através da qual a misericórdia de Deus, com Jesus, entrou no mundo, e agora é a porta por meio da qual nós entramos na misericórdia de Deus, nos apresentamos diante do “trono da misericórdia” que é a Trindade. Tudo isso é verdade, mas é só um aspecto da relação entre Maria e a misericórdia de Deus. Ela, de fato, não é só canal e mediadora da misericórdia de Deus; é também o objeto e a primeira destinatária. Não é só aquela que nos obtém misericórdia, mas também aquela que obteve, primeiramente e mais do que todos, misericórdia.

Misericórdia é sinônimo de graça. Só na Trindade o amor é natureza e não é graça; é amor, mas não misericórdia. Que o Pai ame o Filho, não é graça ou concessão; é, em certo sentido, necessidade; o Pai tem necessidade de amar para existir como Pai. Que o Filho ame o Pai, não é concessão ou graça; é necessidade intrínseca, embora se perfeitamente livre; ele precisa ser amado e amar para ser Filho. É quando Deus cria o mundo e, nele, as criaturas livres que o seu amor se torna gratuito e imerecido, ou seja, graça e misericórdia. Isso antes ainda do pecado. O pecado fará somente que a misericórdia de Deus, de dom, se torne perdão.

O título “cheia de graça” é, portanto, sinônimo de “cheia de misericórdia”. Maria mesma proclama isso no Magnificat: “Olhou, diz, a humildade da sua serva”, “recordou-se da sua misericórdia”; “a sua misericórdia se estende de geração em geração”.Maria se sente beneficiária da misericórdia, testemunha privilegiada dela. Nela a misericórdia de Deus não se materializou como perdão dos pecados, mas como preservação do pecado. Deus fez com ela, dizia Santa Teresa do Menino Jesus, o que faria um bom médico em tempos de epidemia. Ele vai de casa em casa para curar aqueles que contraíram a infecção; mas se existe uma pessoa que ele gosta especialmente, como a esposa ou a mãe, tentará, se possível, que nem sequer seja contagiada. E assim fez Deus, preservando Maria do pecado original pelos méritos da paixão do Filho. (Raniero Cantalamessa)

Olhem que fantástica essa reflexão, Maria não prova da Misericórdia porque pecou, mas sim para ser preservada do pecado. E por provar da misericórdia, Ela agora quer nos ensinar exatamente isso, passar pela misericórdia, glorificando, exultando de alegria em Deus, Pai que é Fonte de toda misericórdia, “Minha alma glorifica o Senhor… porque, fez em mim maravilhas aquele que é poderoso. Lc 1, 47”, como Mestra que é, nos ensina também que o louvor nos leva a consciência do que Deus faz em nós.

Como a Igreja nos abriu as portas da Misericórdia, hoje lemos que Maria é essa porta, por ela Jesus veio ao mundo, e por ela vamos até a Misericórdia de Deus. Maria nos aponta o caminho, vivam intensamente esse ano da Misericórdia, Mergulhem nesse Mar infinito que é o amor misericordioso de Deus. Provem primeiro, e serão dignos de espalhar essa grande boa nova – A Misericórdia de Deus é um Dom gratuito que alcança a toda a humanidade.

Irmãos do Ministério de Música e Artes, Aos Moldes cantaremos o Magnificat,o canto que engrandece a Deus por sua misericórdia neste ano de 2016.É um ano que  provaremos a misericórdia de Deus, que lutaremos para vivermos as obras de misericórdia e resgataremos o que sempre foi da nossa essência, o louvor. Até porque esse é o nosso ofício, sermos agentes do louvor.

________________________________________________________________________

FORMAÇÃO
Tema: O COORDENADOR DE MÚSICA E ARTES (Formação Setembro de 2016)  
Coordenador: Maxsuel Martins                        Tipo de arquivo: Documento Word
Link:  Clique aqui para baixar
Tema: A REUNIÃO DO MINISTÉRIO DE MÚSICA (Formação Junlho de 2016)  
Coordenador: Maxsuel Martins                        Tipo de arquivo: Documento Word
Link:  Clique aqui para baixar
Tema: AFETIVIDADE E OS RELACIONAMENTOS (Formação Junho de 2016)  
Coordenador: Maxsuel Martins                        Tipo de arquivo: Documento Word
Link:  Clique aqui para baixar
Tema: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CURA INTERIOR (Formação Maio de 2016)
Coordenador: Maxsuel Martins                        Tipo de arquivo: Documento Word
Link:  Clique aqui para baixar
Tema: UNÇÃO E TÉCNICA
Coordenador: Maxsuel Martins                         Tipo de arquivo: Documento Word
Link:  Clique aqui para baixar
Tema: O INSTRUMENTISTA NO GRUPO DE ORAÇÃO
Coordenador: Maxsuel Martins                       Tipo de arquivo: Documento Word
Link: Clique aqui para baixar
Tema: ENCONTRO MARCADO
Coordenador: Maxsuel Martins                        Tipo de arquivo: Documento Word
Link:  Clique aqui para baixar